Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A Dacon, e a volta às pistas
Terça-feira, 23 de Agosto de 2005
 
Após algum tempo afastado, Paulo Goulart, então já como dono da Dacon, decidiu retomar seu contato com as competições, inscrevendo um VW Sedan equipado com motor Porsche 1500cc na ?150 Milhas de Interlagos?, corrida na qual a dupla José Carlos Pace/Totó Porto Filho conquistou a quarta posição, com o carrinho sendo superado apenas pela Carreteras Corvette de Camilo Christófaro/Antônio Carlos Aguiar e Caetano Damiani/Bica Votinamis, e pelo Alfa Romeo GTZ de Marivaldo Fernandes/Ruggero Peruzzo.

Foi em meados de 1966 que a Dacon resolveu participar de uma forma mais ativa das competições, inscrevendo um Karmann Ghia Porsche na corrida de inauguração do Autódromo de Jacarepaguá, onde José Carlos Pace conquistou a segunda posição.

Um novo segundo lugar seria conquistado na ?3 Horas da Guanabara?, onde ?Moco? Pace formou dupla com Wilson Fittipaldi Jr.

Marivaldo Fernandes, que já havia corrido com o modelo em 1964, voltou a pilotar um Karmann Ghia Porsche, mas um modelo que nada mais era do que um carro de rua equipado com o motor alemão, o que não satisfazia a Goulart, que desejava ter um veículo capaz de vencer e se tornar um expoente do automobilismo nacional.

Foi a partir daí que foram produzidas carrocerias em fibra de vidro para substituir as de chapa de aço usadas até então, novidade que estreou na Mil Milhas Brasileiras de 1966, com os remodelados Karmann Ghia Porsche entregues às duplas José Carlos Pace/Totó Porto Filho, Wilson Fittipaldi Jr./Ludovico Perez Jr., Lian Duarte/Rodolfo Costa e Francisco Lameirão/Anísio Campos.

Apesar da largada na pole position, Wilsinho Fittipaldi não conseguiu completar a Mil Milhas, já que seu carro acabou atravessando inúmeros problemas mecânicos, o que fez com que o melhor resultado dos carros da Dacon fosse uma quinta colocação, através do modelo pilotado por Pace/Totó Porto.

Ainda em 1966, mas no mês de dezembro, dois Karmann Ghia Porsche foram alinhados na primeira fila da formação para a ?Mil Km da Guanabara?, prova onde deram um verdadeiro ?passeio? sobre os modelos adversários, conquistando o 1º e 2º lugares, respectivamente com as duplas Wilson Fittipaldi Jr./Ludovico Perez Jr. e José Carlos Pace/Totó Porto Filho.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 24/08 - Segue a série histórica
 23/08 - Karmann Ghia Porsche: estréia com vitória
 23/08 - A era pós-Dacon
 23/08 - Um drama no início de 1967
 23/08 - Um ?1-2-3? na última prova da equipe
 23/08 - Confira as informações técnicas do Karmann Ghia Porsche
 23/08 - Veja as participações do Karmann Ghia Porsche nas provas
 23/06 - Veja as participações do Camber VW nas provas
 23/06 - Confira as informações técnicas do Camber VW
 23/06 - Mais um capítulo da história de nossos carros de corrida
 23/06 - Piquet e Pacheco ?rescucitaram? o ?Patinho Feio?
 23/06 - A evolução e os problemas
 23/06 - A prova goiana, e um novo ?point? no DF
 23/06 - O Prótotipo Camber, ou ?Patinho Feio?
 14/05 - Veja as participações do DKW Malzoni nas provas
 12/05 - Confira a ficha técnica do DKW Malzoni
 12/05 - Campeão surpreendido
 12/05 - Cariocas na quarta posição
 12/05 - Uma grande corrida
 12/05 - O ?III?: pesado demais

1 2

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados