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Karmann Ghia Porsche: estréia com vitória |
Terça-feira, 23 de Agosto de 2005 |
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Da amizade entre Paulo Goulart e Christian Heins, que já havia defendido a marca em competições na Europa, surgiu a idéia de representar a Porsche no Brasil, um plano que animou os amigos no princípio da década de 60.
Porém, Heins acabou aceitando o convite da Willys para estruturar sua equipe de competições, o que acabou fazendo com que os dois seguissem caminhos diferentes.
Com Heins à frente, a equipe oficial da Willys registrou inúmeras conquistas, que aconteceram até que o piloto/Chefe de equipe desaparecesse tragicamente num acidente ocorrido durante a disputa da 24 Horas de Le Mans de 1963.
Sem o amigo, Paulo Goulart usou a Ramson, uma fábrica de alumínio de sua propriedade, para iniciar a importação de motores Porsche 1600, que como objetivo inicial tinham apenas a instalação em carrocerias do Karmann Ghia para venda ao público, já que a regulamentação da época não admitia a participação de protótipos em provas nacionais.
Ao importar juntamente com Eugênio Martins um Fiat Abarth 850TC, carro que passou a ser preparado na oficina de Chico Landi, que tinha sob sua responsabilidade também a preparação de um Porsche Carrera 2, com o qual o próprio ?Seo Chico? competia em dupla com o dono do veículo Marivaldo Fernandes, Goulart teve estreitado seu laço com as competições.
Em meados de julho de 1964, a regulamentação do automobilismo nacional foi modificada, passando a permitir a participação de Protótipos, um argumento que Landi usou para convencer Paulo Goulart a inscrever um Karmann Ghia Porsche na ?Cem Milhas da Guanabara?, corrida que Chico acabou vencendo.
O Karmann Ghia Porsche voltaria a competir na ?500 Km da Guanabara?, disputada em outubro de 1964, quando a dupla Marivaldo Fernandes e Joaquim Cacaio Mattos alcançou a quinta posição.
Mas, os bons resultados das participações iniciais não foram suficientes para manter o Karmann Ghia Porsche nas pistas, o que talvez tenha acontecido em função da forte concorrência dos fabricantes nacionais com seus modelos, como os Abarth, da Simca, os Alpine A-110 da Willys e os DKW Malzoni, da Vemag.
Após as duas primeiras, há o registro de uma única participação de um Karmann Ghia Porsche em corridas, numa prova disputada em Piracicaba, onde Ludovico Perez Jr conquistou a quarta posição, sendo superado apenas por três DKW Malzoni do time oficial de fábrica.
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