|
Roberto Moreno estréia na Stock Car V8 |
|
A Stock Car V8 terá seis ex-pilotos de Fórmula 1 no grid de largada para a 11ª e penúltima etapa da temporada de 2005. A Katalogo Racing confirmou nesta quinta-feira a presença de Roberto Pupo Moreno como companheiro de Fabio Carreira na etapa carioca, e será a responsável pela estréia do veterano piloto no automobilismo nacional.
?Tomei a decisão de chamar o Roberto para essa corrida por diversos motivos. Um deles é o fato dele ser muito experiente e um ótimo acertador de carros. O outro é porque o considero um grande vencedor e tenho muita admiração pela carreira dele no automobilismo?, declarou Fernando Parra, chefe da equipe.
Aos 46 anos de idade e completando 31 de carreira, Roberto Moreno vai correr pela primeira vez em solo brasileiro por uma categoria nacional. Em 1979, ele foi o primeiro piloto do país a passar diretamente do kart para a Fórmula Ford Inglesa ? categoria pela qual foi campeão inglês no ano seguinte pela lendária equipe Van Diemen ?, mas só teve a oportunidade de correr de automóveis em território brasileiro em 1989, no GP Brasil de Fórmula 1 disputado em Jacarepaguá, quando defendia a equipe Coloni.
?Cheguei a me inscrever para uma corrida de Fórmula Super Vê no Rio de Janeiro em 1978, mas meu carro quebrou no trajeto entre o box e o grid. Finalmente, depois de mais de 25 anos, vou ter a oportunidade de estrear em uma categoria brasileira, e novamente no Rio?, falou o piloto que, embora tenha vivido muitos anos em Brasília, é carioca de nascimento.
Roberto Moreno chegará nesta quinta-feira de Miami, onde vive, e faz planos para disputar a temporada completa da Stock Car em 2006. ?Desde o início deste ano tenho conversado com patrocinadores para viabilizar minha participação na Stock Car. Fiquei muito sensibilizado com o convite do Fernando Parra para que eu disputasse a etapa do Rio de Janeiro pela equipe Katalogo e essa é uma oportunidade única. É uma pena que só poderei fazer uma corrida porque já tinha um teste agendado nos Estados Unidos na segunda-feira seguinte à da etapa de São Paulo, mas farei o que for possível para ficar na equipe no ano que vem?, declarou.
Depois de uma carreira direcionada aos monopostos, Roberto Moreno mudou o foco neste ano e passou a competir na categoria de turismo norte-americana Grand Am, e revela que esteve perto de estrear na Stock V8 já no início de 2005. Um convite para disputar algumas corridas da Grand Am, no entanto, fez com que ele permanecesse nos Estados Unidos. ?Sempre procurei dar seqüência na minha carreira em uma categoria competitiva e a Stock Car V8 é um ótimo exemplo de equilíbrio?, declarou Moreno. ?Tenho que conhecer o carro, os circuitos e é preciso fazer um trabalho bem feito para poder brigar na frente, e isso me incentiva porque sempre fui um piloto técnico, de desenvolver os carros, e preciso do desafio das competições automobilísticas na minha vida?, completou.
Roberto Moreno chega à Stock Car em um momento decisivo do campeonato, já que o título pode ser decidido em favor do líder Cacá Bueno na etapa do Rio de Janeiro. Com 23 pontos de vantagem para o segundo colocado, Giuliano Losacco, Cacá será o campeão se conseguir aumentar essa diferença para 25 pontos na corrida deste domingo. |
 |
Marcos Ferreira |
|