|
São seis as fábricas de pneus na maratona |
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006 |
|
A maratona da 24 Horas de Le Mans, que terá a 74ª página de sua história escrita neste final de semana, envolve seis diferentes fornecedores de pneus.
A francesa Michelin é a que fornece os compostos para a maioria das equipes, calçando metade dos 50 carros inscritos. A norte-americana Dunlop calça 12 máquinas, a italiana Pirelli sete, a japonesa Yokohama quatro, enquanto a também americana Goodyear e a coreana Kumho tem seus pneus instalados em um carro cada uma.
As estruturas montadas pelas fábricas, claro, variam de acordo com o número de times supridos, mas as oscilações nos totais de pneus a serem fornecidos acontecerão também muito em função das variações climáticas, que serão determinantes nas quantidades de modelos ?slick?, ?intermediate? ou ?wet?, dependendo de pista seca, ?mais ou menos molhada? ou encharcada, respectivamente.
Para se ter uma idéia do quanto o clima influencia, além da sempre presente possibilidade de dechapamento de compostos, basta olhar o que aconteceu na quarta-feira, no primeiro dos dois dias de sessões de classificação.
Os carros foram à pista com pneus ?slick?, e após alguns giros, ingressaram nos boxes para serem calçados com os modelos intermediários, tendo de retornar apenas dez minutos mais tarde para a colocação dos modelos ?wet?.
No curso das quatro horas da sessão, as máquinas ainda retornaram duas vezes aos boxes para novamente usarem os ?intermediates?, e, mais tarde, de novo os ?wet?.
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Piquet e Fittipaldi: mais dois na lista dos participantes em LM
As participações brasileiras nas provas em Sarthe
Todos os vencedores das provas em Le Mans
Panoz foi o melhor carro pela "LMGT2"
Americanos derrotaram os ingleses na "LMGT1"
Na LMP1, outra vez a "máquina de ganhar corridas"
Pelo segundo ano consecutivo, vitória brazuca na LMP2
Veja quem, e porque abandonou a disputa
Resultado final da prova
Sob nova propulsão
As posições pela categoria LMP2
As posições pela categoria LMP1
As posições pela categoria LMGT 2
As posições pela categoria LM GT1
Fechadas 150 voltas na França
24 Horas: a parcial com 120 voltas
Completadas 101 voltas da maratona na França
O comando é do #8 em Le Mans
Problemas para alguns já no início da prova francesa
24 Hs: Parcial com 23 voltas
24 Hs: Parcial com 10 voltas
Começou em Le Mans
Câmbio deixou o #89 ficou fora do Warm Up
Problemas para o carro pole position no Warm Up em Sarthe
Veja os tempos do Warm Up em Le Mans
?Parade des Pilotes? movimentou a sexta-feira
São 8 mil metros destinados às borracharias
Acidente de bicicleta tirou Van Overbeek da segunda sessão
Desolação ao final das classificatórias
?Estampasso? pode tirar o #76 da corrida
Ordem de largada da categoria ´LMGT2´
Ordem de largada da categoria ´LMGT1´
Ordem de largada da categoria ´LMP2´
Ordem de largada da categoria ´LMP1´
Dobradinha dos R10 no topo do grid em Le Mans
A formação do grid para a 24 Horas
As marcas da primeira sessão em Le Mans
Pescarolo fez dobradinha na chuvosa primeira classificatória
Hélary/Montagny foram os melhores dos treinos em Le Mans
Os tempos dos treinos em Sarthe
A lista de inscritos na 24 Horas
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|