Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Jacarepaguá sediou três provas no ano passado
 
O Autódromo Internacional Nélson Piquet, no Rio de Janeiro, que neste domingo sediará a 7ª etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car V-8 (que será mostrada ao vivo dentro do programa ?Esporte Espetacular? da TV Globo, e também pela SportTV), recebeu a categoria em duas oportunidades no ano passado, sendo palco de um total de três corridas.

As válidas pela 6ª e 7ª etapas do certame, realizadas em 27 de julho, tinham como programação original o uso do circuito oval, idéia que acabou sendo abandonada em razão de algo semelhante a um dilúvio que começou a cair sobre a pista já nas primeiras horas da manhã.

A sessão classificatória chegou a acontecer no oval, onde Xandy Negrão estabeleceu o tempo de 55s085, andando à impressionante média de 196,061 km/h para ficar à frente de Paulo Gomes, que estava retornando às pistas depois de uma ausência de cinco corridas provocada por uma intervenção cirúrgica.

Na encharcada disputa, que acabou sendo travada no circuito misto curto, a tensão com o acúmulo d?água sobre o asfalto foi tanta que o vencedor Ingo Hoffmann desceu do carro perguntando quem fôra o vencedor. O multicampeão da categoria foi o melhor, indo ao pódio junto com Flávio ?Nonô? Figueiredo e Adalberto Jardim, respectivamente o segundo e terceiro colocados.

Para a corrida seguinte o grid foi invertido, ou seja, quem chegou na frente na primeira largou atrás na segunda prova. O triunfo nas 15 passagens totais disputadas sobre um asfalto já praticamente seco coube ao campineiro Xandy Negrão, que recebeu a quadriculada à frente de Hoffmann e de Rodney Felício.

A prova da Fórmula Chevrolet que aconteceu na mesma data, foi disputada no circuito misto curto, onde o paulista André Prioste saiu na pole position depois de marcar o tempo de 1min00s702 na classificatória. A vitória nas 23 voltas da corrida coube ao também paulista Ângelo Serafim, que depois de 31min34s814 cruzou a linha de chegada com 1s906 de vantagem sobre o carioca Ernani Júdice. O terceiro colocado da classificação geral foi o vitorioso da divisão ?B?, o também carioca Alexandre Cunha.

Demais provas aconteceram em novembro

Na segunda vez em que visitou o circuito carioca no ano passado, a Stock Car teve a companhia de suas duas categorias co-irmãs: a Stock Car Light e a Fórmula Chevrolet.

A prova da Stock Light, que abriu a programação do dia 12 de novembro, começou com o paulista Luciano Zangirolami na pole, depois de realizar na classificatória uma fantástica volta em 2min04s449, marca conquistada à média de 142,699 km/h. Na corrida, o pole rodou sozinho, e beneficiou o carioca Sandro Tannuri, que venceu a nona etapa do certame escoltado pelos paulistas Pedro Gomes e Sérgio Ruas.

A disputa da Fórmula Chevrolet começou com Prioste mais uma vez na pole position, conquistada com a marca de 1min50s502, estabelecida à média de 160,710 km/h. Nas 16 voltas da prova que valeu pela 11ª etapa do certame ninguém conseguiu superar o pole, mas a festa total acabou sendo do carioca Paulo ?Popó? Bueno, que certamente jamais irá esquecer a corrida onde o segundo lugar, conquistado depois de 30min05s636, lhe garantiu a conquista antecipada do título, para delírio do pai, o locutor da TV Globo Galvão Bueno.

A disputa da Stock Car começou e terminou com o campineiro Xandy Negrão na frente. No circuito misto ele marcou a pole position com 2min00s929, (média de 146,853). Nas 19 voltas totais da competição ninguém sequer o ameaçou, e depois de fazer a volta mais rápida (2min03s946, à média de 143,279 km/h), Negrão ganhou com 0s474 de vantagem sobre Ingo Hoffmann, que terminou a corrida que valeu pela 13ª etapa do certame à frente de Adalberto Jardim.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados