|
Castro Neves vence em Mid-Ohio e diminui diferença |
|
O brasileiro Hélio Castro Neves venceu de forma brilhante a Miller Lite 200, 12ª etapa da Fórmula CART/FedEx disputada neste domingo em Mid-Ohio. Seu companheiro de equipe, o atual campeão da categoria Gil de Ferran, fez a pole e liderou a primeira parte da prova, mas perdeu a primeira posição logo na primeira parada nos boxes e não conseguiu mais alcançar Helinho, chegando em segundo e completando a dobradinha da Penske, a equipe que dominou o final de semana. Em terceiro ficou o canadense Patrick Carpentier.
"A primeira parada foi um momento decisivo. A equipe me chamou pelo rádio porque tinha muito tráfego e eu poderia perder tempo. Mas eu disse que queria ficar na pista e deu tudo certo", disse o piloto, que voltou dos boxes à frente de Gil de Ferran e garantiu sua terceira vitória no ano.
O resultado em Mid-Ohio devolveu o equilíbrio ao campeonato. Kenny Brack, o líder, não encontrou um bom acerto durante o fim-de-semana e mais uma vez teve sua corrida prejudicada pelo companheiro de equipe, o italiano Max Papis, que tentou uma ultrapassagem extremamente otimista sobre o sueco. A manobra acabou resultando em toque, fez Brack perder três voltas e terminar somente em 20º lugar e causou o abandono do italiano. Assim, Brack manteve os 104 pontos conquistados no campeonato.
Com a vitória e o ponto extra pelo maior número de voltas na liderança, Helinho soma agora 103 pontos e está muito próximo da liderança do campeonato. Gil de Ferran, com o
segundo lugar, pulou para terceiro na tabela de classificação, com 89, desbancando o escocês Dario Franchitti, que poderia ter subido ao pódio se não tivesse rodado na reta dos boxes.
Um dos destaques da prova foi o espanhol Oriol Servia, que largou em último e chegou a liderar boa parte da corrida, com uma estratégia diferente de pit stop. Abriu dez segundos de vantagem sobre Helinho e depois da parada ainda conseguiu voltar em nono. O mexicano Adrian Fernandez, por sua vez, sofreu o acidente mais grave do domingo, mas passa bem.
Os outros brasileiros também fizeram uma boa corrida: Tony Kanaan chegou em quinto, Roberto Moreno em sexto e Christian Fittipaldi em oitavo lugar. Cristiano da Matta terminou na décima colocação, Bruno Junqueira na 13ª, Maurício Gugelmin na 14ª e Max Wilson na 15ª posição.
Confira quem pontuou em Mid-Ohio
1º) Hélio Castro Neves (BRA, Team Penske / Reynard-Honda), 83 voltas
2º) Gil de Ferran (BRA, Team Penske / Reynard-Honda), a 1s568
3º) Patrick Carpentier (CAN, Forsythe Racing / Reynard-Ford), a 2s548
4º) Paul Tracy (CAN, Team Green / Reynard-Honda), a 5s326
5º) Tony Kanaan (BRA, Mo Nunn Racing / Reynard-Honda), a 6s155
6º) Roberto Moreno (BRA, Patrick Racing / Reynard-Toyota), a 6s703
7º) Alex Tagliani (CAN, Forsythe Racing / Reynard-Ford), a 7s537
8º) Christian Fittipaldi (BRA, Newman-Haas Racing / Lola-Toyota), a 11s322
9º) Oriol Servia (ESP, Sigma Autosport / Lola-Ford), a 14s561
10º) Cristiano da Matta (BRA, Newman-Haas Racing / Lola-Toyota), a 15s247
11º) Memo Gidley (EUA, Chip Ganassi Racing / Lola-Toyota), a 15s938
12º) Scott Dixon (NZL, PacWest Racing / Reynard-Toyota), a 16s336 |
 |
Luiz Rodrigues |
|