|
Saltos e disputas radicais no prosseguimento do Brasileiro e Sul-americano |
|
Os saltos, e as disputas por milésimos de segundo numa das mais belas paisagens do país deverão ser as características principais do Rali da Graciosa, que além de valer pelas etapas de números 7 e 8 do certame Brasileiro da modalidade, terá validade também pela quarta etapa do Campeonato Sul-americano.
A edição número 21 do Rali que é disputado na Serra que fica próxima a Curitiba, e ao lado da Rodovia BR 116, a Régis Bittencourt, promete ser mais um "round" na luta entre pilotos brasileiros e argentinos, uma "pelea" que se estende há anos.
Uma das equipes com boas chances de deixar o Paraná com o caneco da vitória é a SEAT, integrada pelo piloto Paulo Lemos e pelo navegador Sérgio Lima. Lemos é tetracampeão sul-americano, e o atual número 1 no certame brasileiro da categoria A7. Ele venceu três vezes o Rali da Graciosa, em 1981, 87 e 91.
Foi Paulo Lemos também o último brasileiro a conquistar a vitória no "Graciosa", onde os triunfos nos últimos 9 anos foram conquistados por argentinos, uruguaios e paraguaios, que estiveram no topo do pódio em três oportunidades cada.
Gabriel Mendez, que compete a bordo de um Subaru, é um dos fortes representantes da Argentina na competição, onde já venceu três vezes. As ameaças portenhas ficam por conta também de Frederico Villagra (Mitsubishi), o líder do Sul Americano na categoria N4 e de Sebastian Beltran (Subaru), que ocupa a vice-liderança.
Outro piloto que pode transformar a festa do final de semana em Tango é Carlos Malarczuk, que a bordo de um Mitsubishi pode dar trabalho aos inscritos na categoria A8, onde competem os carros com maior potência. Malarczuk detém o recorde de três especiais da prova, que serão percorridas novamente neste ano: as de Roseira. D. Pedrão e Campo Magro.
Nas belas paisagens da Serra da Graciosa, será possível ver as atuações de estrelas do Rali nacional, como Édio Fuchter, que chegou na frente no Rali dos Sertões, e que já faturou vitórias nas edições de 88 e 89 do "Graciosa", Ulysses Bertholdo (Mitsubishi), atual líder da classe N4, além de Guilherme Spinelli (Mitsubishi) e Tino Vianna (Subaru), o recordista do
Graciosa.
"Acho que esta edição do Graciosa será uma das mais disputadas de todos
os tempos. Tenho acompanhado a movimentação das equipes. Muitos pilotos
chegaram cedo a Curitiba e estão trabalhando bastante para a prova. Nós
estamos bem preparados, realizamos vários testes com o carro e estamos satisfeitos com sua performance, disse Paulo Lemos.
Colaboraram R. Leme e Meg Cotrim |
 |
Jorge Kraucher |
|