|
Ascensão do kart projeta o estado do Maranhão |
|
Outrora associado automaticamente por qualquer brasileiro à força política da família Sarney e ao questionável futebol do Sampaio Corrêa e do Moto Clube, o estado do Maranhão já é visto em qualquer ponto dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território nacional como mais uma terra de prosperidade no automobilismo. Essa ascensão viverá um momento decisivo no próximo fim de semana, com a realização de um dos maiores eventos do kart brasileiro.
Pilotos dos quatro cantos do País estarão reunidos, a partir desta quinta-feira no Kartódromo de Imperatriz, para a disputa da Copa Fiat Milenium de Kart/Seletiva Petrobras/Amir Nasr Racing. O evento tem atraído atenção dos competidores por ser campeão em prêmios. Estarão em jogo nada menos que um automóvel zero quilômetro e um teste na equipe mais vitoriosa da história do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3.
O evento transcorrerá entre sábado e domingo, em duas frentes. Todos os inscritos estarão concorrendo a uma vaga na final da Seletiva Petrobras de Kart. Serão duas baterias a cada dia, com descarte obrigatório de um resultado por piloto. O campeão na somatória de pontos, além da vaga na final da competição promovida pela estatal petrolífera nacional, vai receber da Milenium, concessionária Fiat para Imperatriz e região, um Palio 0 km.
As provas do domingo terão um atrativo a mais para pilotos inscritos pelas federações dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Eles estarão disputando entre si, paralelamente, um teste com um Dallara F394 da Amir Nasr Racing, equipe de currículo mais vitorioso da Fórmula 3 sul-americana. O piloto que conquistar o direito de testar o F-3 do time brasiliense também estará classificado para a grande final da Seletiva Petrobras.
As provas da Copa Fiat Milenium de Kart/Seletiva Petrobras/Amir Nasr Racing terão ampla cobertura das emissoras de televisão. O Sistema Mirante anuncia transmissão da primeira bateria do sábado para Maranhão, Tocantins e Pará, pela Rede Globo. O Sistema Difusora também vai levar o evento ao ar, na grade de programação do SBT. Os principais veículos impressos e eletrônicos de comunicação terão correspondentes em Imperatriz durante o evento.
PRIMEIRA GRANDEZA
Todos esses fatores evidenciam a magnitude do evento e consolida o prestígio da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, apesar de sua pouca idade - a 17a entidade do gênero no País foi fundada a 11 de maio deste ano. Segundo Giovanni Guerra, presidente da FAEM, o alto nível da Copa Fiat Milenium de Kart/Seletiva Petrobras/Amir Nasr Racing ajuda, também, aos pilotos, pela atratividade que representa aos patrocinadores.
?As grandes empresas já estão demonstrando interesse em investir no Maranhão. O envolvimento da Fiat, da Petrobras, da Amir Nasr e da Globo provam isso?, enumera Guerra. ?Nossa federação é a irmã caçula do automobilismo, mas já está dando o que falar?. O presidente atribui grande parte do mérito pela criação da FAEM a Clayton Pinteiro, ex-presidente da Federação Pernambucana, que hoje ocupa a vice-presidência da Confederação Brasileira.
?O conhecimento do Clayton e seu envolvimento no meio automobilístico deram um grande impulso para que nós nascêssemos grandes. E muita coisa vem pela frente, é uma questão de tempo?, promete Guerra. Para ele, o bom momento que o kart vive no Maranhão tem proporcionado uma divulgação excelente de Imperatriz e, também, do estado do Maranhão para o Brasil. ?O reconhecimento ao kart do Norte e do Nordeste têm aumentado bastante?, constata.
Colaborou Luciano Monteiro |
 |
Marcos Ferreira |
|