Para Mario Haberfeld, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 de 2002 começa nessa segunda-feira. Convidado pela equipe Nordic para ocupar a vaga deixada pelo campeão desse ano, o inglês Justin Wilson, o piloto brasileiro quer avaliar todas suas possibilidades para evitar os problemas que enfrentou nesta temporada. Além da Nordic, ele tem convites para permanecer na equipe Super Nova e para se transferir para a Arden, que apesar de ser inglesa, é bancada pela companhia estatal de petróleo da Rússia, a Lukoil.
Mesmo vindo de uma temporada repleta de quebras, que o deixou em 15º no campeonato, Mario já foi sondado por diversas equipes. No próximo ano, a Fórmula 3000 substituirá o carro usado desde 1997 por um novo modelo, o que valoriza a experiência acumulada por Haberfeld nas 24 corridas que disputou na categoria. Outro ponto a seu favor é a proximidade dos novos chassis Lola dos da Fórmula 1, que Mario conhece por já ter feito testes para a McLaren, Stewart (hoje denominada Jaguar) e Jordan.
O piloto brasileiro já poderia ter assinado contrato com a Nordic e a Super Nova, mas não quis se precipitar. "Meu plano é reunir todas informações para evitar erros. Vou andar dois dias com a Nordic no autódromo do Estoril, em Portugal, e na semana seguinte, com a Arden estarei em Barcelona. Os carros serão os mesmos usados nesse último campeonato, e como também conheço as pistas, posso avaliar o trabalho da equipe e dos engenheiros. Já tenho uma idéia de qual vai ser a minha escolha, mas quero confirmar tudo na prática. Às vezes, só se descobre a diferença entre a realidade e a aparência quando já não há o que fazer, e não quero ter surpresas desagradáveis". |