|
Fernando Dias Ribeiro conquista título nos EUA |
|
O brasileiro Fernando Dias Ribeiro conquistou, aos 44 anos de idade, seu primeiro título no automobilismo internacional ao vencer o campeonato norte americano da Fórmula USAC/Russell, na categoria "Master". Fernando concluiu a penúltima prova da temporada em 4o lugar, conseguindo o título pôr antecipação, uma vez que não pode ser mais alcançado pelo norte americano Chase Mart, que terminou em 5o lugar. A prova foi vencida pôr outro brasileiro, Vitor Hugo de Queiroz, que com este resultado também garantiu para o Brasil o vice-campeonato da Fórmula Russell na categoria "Graduados". Scott Speed, que terminou em 2o lugar, confirmou o título da temporada na mesma categoria de Vitor Hugo.
Foi a 18a etapa da temporada 2001, realizada no circuito "Sears Point Raceway", California. Num dia que começou nublado e ameaçando chuva, anunciando a entrada do outono nos Estados Unidos, a tomada de tempos já antecipava a briga que seria esta prova decisiva. A Pole-position ficou com o norte americano Phill Carlson, com o tempo de 1:20:841 seguido de perto pelo brasileiro Fernando Dias Ribeiro, com o tempo de 1:20:855, diferença de apenas 014 milésimos de segundo. Em terceiro veio o norte americano Scott Speed, com 1:21.002 e em quarto, fechando a segunda fila, o piloto de Goiânia Victor Hugo Queiroz, com o tempo de 1:21:120.
Pôr força do regulamento, os carros de Victor Hugo e Phill Carlson foram substituídos para a prova do grupo A, uma vez que os mesmos foram danificados em baterias anteriores pôr pilotos do grupo "B", que utilizaram os mesmos carros. Com esta mudança, quem levou a melhor foi o brasileiro Victor Hugo, que foi agraciado com um carro excepcional, que lhe permitiu vencer a prova com facilidade.
Dada a largada, Phill Carlson pula em primeiro seguido pôr Ribeiro, Scott Speed e Victor. O pelotão da frente se destaca na primeira volta com Carlson abrindo ligeira vantagem sobre Fernando, que tenta de todas as formas acompanhar o ritmo do líder, ao mesmo tempo que recebe forte pressão de Scott Speed e Victor Hugo. Enfrentado sérios problemas de equilíbrio em seu carro causados pela deformidade de um dos pneus, Fernando é obrigado a ceder a posição para Scott Speed, e logo após Vitor Hugo, caindo para a 4a posição e recebendo ataque direto do americano Chase Mart, mas o piloto de Brasília consegue estabelecer um ritmo suficiente para manter a posição até o final da prova.
Numa brilhante atuação, aproveitando-se do bom equipamento que tinha em mãos, Vitor Hugo abre combate sobre Scott Speed, pelo segundo lugar, conseguindo a ultrapassagem na 3a volta. Mais 2 voltas e Vitor Hugo consegue alcançar o líder Phill Carson e realiza a ultrapassagem na freada da curva dos boxes, assumindo a liderança para não mais perder e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar pela 5a vez nesta temporada, confirmando sua excepcional evolução no automobilismo.
Estes resultado melhoram muito as chances de Fernando e Victor no automobilismo americano. Vitor deve disputar a Barber Dodge 2002, e para isso vai ter que enfrentar os pilotos da costa oeste dos Estado Unidos, numa pré-temporada de 7 provas, onde o vencedor será premiado com todas as provas de 2002 pagas. Pelo que demonstrou em 2001, é um forte candidato à vaga. |
 |
Luiz Rodrigues |
|