Uma oportunidade imperdível de ver um bom espetáculo de automobilismo. Assim será o domingo dos paulistanos que estiverem presentes às arquibancadas de Interlagos.
Apesar do título já definido em favor de Chico Serra, a disputa no Autódromo paulistano não deixará de ser acirrada, já que depois da realização de 11 etapas, a briga pelo vice terá como protagonistas três pilotos que nas demais corridas ? em especial na última, realizada sob chuva em Londrina ? arrancaram aplausos dos espectadores.
Todos os protagonistas da última batalha na guerra pelo segundo lugar na tabela final do campeonato são paulistas: Ingo Hoffmann e Roberto, o "Beto" Giorgi, representam a capital, enquanto Alexandre Negrão, o "Xandy", nasceu e reside na cidade interiorana de Campinas.
Hoffmann, que já arrebatou 11 vezes o status de melhor da Stock Car, é quem está na frente entre os protagonistas da guerra pelo vice, tendo somado 106 pontos até agora. Com 9 pontos atrás surge Beto Giorgi, que especialmente a partir da segunda metade do certame assumiu a condição de grande revelação da temporada, especialmente ao vencer a 9ª etapa, que foi realizada no Rio de Janeiro. Xandy é dos três aquele com menos chances de ser o vice, já que têm 19 pontos de desvantagem em relação a Hoffmann. Ninguém duvida, porém, que ele possa "chegar lá", se repetir o que fez em duas ocasiões ? vencer -, e tiver a sorte de que seus adversários fiquem pelo caminho.
Equilíbrio
Independentemente do que Serra já conquistou, e da guerra que será travada por Hoffmann, Giorgi e Negrão, valerá a pena comparecer às arquibancadas de Interlagos para ver a atuação de outros pilotos.
Ao contrário do que ocorria até as últimas temporadas, a que vai se encerrar neste domingo apresenta um equilíbrio que havia muito não se via nas competições nacionais, o que foi conseguido através da adoção dos motores V-8, uma aposta da ABP para esta temporada que acabou dando certo.
Com propulsores iguais para todo mundo ? nenhuma equipe pode mexer nos motores, que têm as revisões realizadas exclusivamente pela ZF -, os tempos marcados pelos pilotos em treinos e classificatórias, e as diferenças entre eles ao final das corridas, mostram que acabou o "quem chora mais, mama mais".
Apenas para que se tenha uma idéia do quão equilibradas estão as coisas, vamos ver o que ocorreu nas tomadas de tempos para as duas últimas provas realizadas até o momento: na 9ª etapa, em Curitiba (no dia 21 de outubro) apenas 0s567 separaram o pole position, Xandy Negrão, do 10º colocado no grid, Ricardo Etchenique.
Na corrida que valeu pela penúltima etapa do certame ? realizada em Londrina no último dia 4 de novembro ?, foi de 0s996 a diferença aberta pelo pole position Beto Giorgi em relação ao 19º no alinhamento, Rodrigo Hanashiro.
Pelos exemplos acima, não restam dúvidas de que o Autódromo José Carlos Pace pode ser palco de surpresas na corrida que terá largada às 10h35 do domingo.
Vai valer a pena conferir. |