São poucos os pilotos que têm o privilégio de aprender os segredos do automobilismo com uma lenda do esporte. Costumam entrar nesse grupo apenas os filhos de quem fez história dentro das pistas, mas ter sido criado em um autódromo não é a única condição para herdar essa experiência preciosa. No caso do piloto paulista Thiago Camilo (Timken/Divena/KLB/NSA Pneus/NoVaca), uma amizade antiga o levou a correr pela Equipe Lobo, de Camilo Cristófaro Júnior, filho do "Lobo do Canindé", um dos maiores ícones do esporte a motor brasileiro. Camilinho foi multicampeão como piloto e chefe de equipe, e seu pai, famoso na época das Carreteras, entre outras conquistas venceu dezenas de corridas na extinta Fórmula Continental nas décadas de 50 e 60.
Thiago começou a correr na Equipe Lobo no fim do ano passado, quando passou direto do kart para a Stock Car Light. "Fizemos alguns treinos e já deu para perceber que o menino tinha talento", disse o preparador. Quando começou a receber as instruções de Camilinho, Thiago tinha recém completado 16 anos de idade, e se tornado o mais jovem piloto a participar de uma corrida oficial no Brasil. Em 2001, essa juventude lhe valeu o apelido de Babyssauro, uma alusão ao personagem do seriado de televisão "Família Dinossauro" e uma brincadeira com "dinossauros" da Stock Car V8. "Os ensinamentos dele foram muito importantes, e sem dúvida resultaram nas vitórias que obtive este ano", completou Thiago, que ganhou duas corridas em sua primeira temporada completa no automobilismo.
Fora das pistas, os dois também são grandes amigos. "Conheço esse menino desde quando ele estava na barriga da mãe. Vi ele crescer e se tornar um bom piloto. Hoje toda minha família é fã do Thiago", admitiu Camilinho. O terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Stock Car Light também admira fora das pistas seu mentor. "É um privilégio para mim tê-lo como chefe de equipe. O Camilinho é um personagem histórico do automobilismo brasileiro e a experiência dele foi decisiva para mim. Tenho só 17 anos e estou começando a correr de carro. Tive um bom professor e posso dizer que graças a isso cortei caminho no aprendizado", continuou o representante da Timken/Divena/KLB/NSA Pneus/NoVaca.
Neste domingo, a dupla volta às pistas para a última etapa de uma temporada vitoriosa. A décima prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light, em São Paulo, vai definir o vice-campeão, e Thiago é um dos favoritos por ocupar a terceira colocação na classificação geral. "Acho que teríamos condições de estar disputando o título até o fim, não fossem algumas quebras e acidentes. Mesmo assim a temporada foi ótima e vamos buscar nossa terceira vitória para encerrar o ano com chave de ouro", finalizou o Babyssauro paulista. |