|
A "12 Horas de Tarumã" pode virar do avesso a tabela do Gaúcho de Endurance |
|
Além de marcar a 25ª edição da história da mais tradicional competição de longa duração do Sul do país, a "12 Horas de Tarumã", que será disputada à partir da meia-noite do próximo domingo, valerá como etapa de encerramento do Campeonato Gaúcho de Endurance 2001, onde a liderança por enquanto está em poder do trio João Sant´Anna/Luciano Mottin/Adriano Baldo (os campeões do certame da Brascar), e onde Paulo Hoerlle é o vice-líder.
Depois de 6 corridas realizadas, Sant´Anna/Mottin/Baldo somam 1.285, contra 1.175 pontos acumulados por Hoerlle. Na terceira posição da tabela surge a dupla João Batista Rodrigues/Carlos Kray, que por enquanto têm 1.032 pontos.
Num campeonato que adota a pontuação de praxe (20 pontos para a vencedor, 15 para o segundo colocado, 12 para o terceiro, e daí em diante 2 pontos a menos para cada uma das posições, até a 10ª), seria fácil afirmar que Rodrigues e Kray estão fora da disputa pelo título.
Acontece que os promotores do certame decidiram colocar água fervente no mate, determinando que a pontuação normal fosse multiplicada por 10. Assim, o vencedor da corrida soma 200, o segundo colocado 150, o terceiro 120 pontos, e assim por diante.
Além disso, o regulamento prevê a distribuição de 1 ponto de bonificação por volta completada na pista, o que pode dar aos pilotos de um carro que permaneça "vivo" até a 12ª hora de competição mais de 500 pontos extras, fato que pode ocasionar uma guinada completa nas posições da tabela final do campeonato.
Na "12 Horas" do ano passado, os vitoriosos Sérgio Pereira/Délcio Dornelles/Paulo Bertuol/Cristina Rosito teriam marcado nada menos que 716 pontos, 516 deles só pelo total de voltas completadas na corrida. Isto claro, se o atual critério de pontuação já estivesse valendo.
Colaborou Paulo Lava |
 |
Jorge Kraucher |
|