Depois das corridas realizadas nos Autódromos de Interlagos e de Paraná, na Argentina, a Fórmula 3 Sul-americana vai novamente armar seu "circo" no Brasil, desta vez no circuito de Londrina, situado na região Norte do estado do Paraná.
A prova que vai acontecer no próximo domingo nos 3,024 metros do circuito londrinense será a primeira disputada em solo brasileiro a contar pontos para o certame, já que aquela que foi disputada em Interlagos no dia 1º de abril como preliminar da Fórmula 1 foi considerada extra-campeonato, em outras palavras, não valeu coisa alguma.
Porém, a disputa no Autódromo José Carlos Pace serviu para indicar uma tendência: a de que o paulista Thiago Medeiros, que neste ano passou a defender as cores da Amir Nasr Racing, conta com o melhor equipamento, e atravessa uma excelente fase.
Thiago não teve trabalho para derrotar os adversários na pista paulistana, e acabou repetindo o feito na primeira prova que valeu pontos para o campeonato, disputada no dia 22 de abril. Naquela ocasião, o piloto dominou os treinos livres do sábado e a sessão de classificação; no domingo Medeiros foi o melhor no warm up e na corrida, onde depois de fazer a volta mais rápida fechou a disputa com mais de 8 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, o gaúcho Juliano Moro.
Promessa de outra festa brasileira
Independentemente do fato de Medeiros ser ou não o vitorioso em Londrina, uma coisa é praticamente certa: o topo do pódio depois das disputas no domingo deve ser ocupado por um brasileiro.
Nossos representantes deixaram de ocupar o topo do pódio em apenas um dos sete GPs da Fórmula 3 Sul-americana já realizados em Londrina, o segundo, em 1996, quando o vencedor foi o argentino Fernando Croceri. Na primeira corrida da categoria em Londrina - disputada no dia 23 de agosto de 1992 -, o vitorioso foi o paulista Affonso Giaffone Netto, hoje correndo na Stock Car V-8. A terceira prova da categoria em solo londrinense, em 1995, foi ganha pelo paranaense Ricardo Zonta, atual "Test driver" da equipe Jordan de Fórmula 1. Em 95 aconteceu uma segunda corrida em Londrina, que foi vencida pelo goiano Tom Stefani, hoje um participante eventual de provas de Endurance no Brasil. O paranaense Sérgio Paese (hoje completamente afastado das pistas) levou a melhor no 5º GP da F-3 em Londrina, realizado em 1996. A sexta edição do GP londrinense aconteceu em 1997, quando o vitorioso foi o mineiro Bruno Junqueira, o pole position da F-Cart/FedEx na disputa do último sábado. A última vez em que a categoria "Sudamericana" correu no traçado norte-paranaense foi em 1998, quando quem levou a melhor foi o catarinense Leonardo Nienkötter, que hoje compete na Europa.
Os adversários de Medeiros
Qual dos pilotos inscritos no GP de Londrina pode quebrar no próximo domingo a boa fase que Thiago Medeiros iniciou em Interlagos?. Uma das respostas possíveis aponta para Juliano Moro, representante dos Pampas que é seu companheiro de equipe. Ângelo Serafin, que na última temporada venceu três provas do Brasileiro da Fórmula Chevrolet, e que neste ano defende a equipe Petrobras/Avallone é outro candidato a desbancar Thiago do topo do pódio, o mesmo acontecendo com Wagner Ebrahim, da Cesário Fórmula. Wagner pode ser beneficiado pelo fato de estar correndo em seu estado natal, fator que pode motivar também a Henrique Favoretto, outro piloto da Petrobras/Avallone. Além de estar no estado em que nasceu, o palco das disputas da F-3 no próximo final de semana é praticamente o quintal da casa de Favoretto, o ex-piloto da F-Chevrolet que nasceu na própria cidade de Londrina.
Argentinos venceram mais na "Light"
Se na divisão principal da Fórmula 3 Sul-americana a festa foi brasileira em seis das sete provas já realizadas em Londrina, na "Light" a história é diferente: os argentinos levaram a melhor em quatro oportunidades. Juan Giacchino ganhou o primeiro GP, em 1993, Emiliano Spataro levou a melhor em 95, ano em que a segunda prova londrinense foi ganha pelo também portenho Nicolás Filiberti. Na temporada de 1997 Federico Sanz engordou a lista de argentinos vitoriosos em Londrina, onde os triunfos verde e amarelos da antiga divisão "B" da F-3 aconteceram na 2ª edição, em 1993, através de Milton Sperafico, na 5ª, em 96, por intermédio de David Muffato e na sétima visita da categoria ao circuito, em 1998, quando o topo do pódio foi ocupado por Alexandre Sperafico.
Confira a classificação
Depois da primeira corrida com pontos válidos pelo Sul-americano da Fórmula 3 em 2001, a classificação está assim:
Divisão "A" -
1°) Thiago Medeiros (BRA), 20 pontos;
2°) Juliano Moro (BRA), 15;
3°) Wagner Ebrahim (BRA), 12;
4°) Martín Cánepa (URU), 10;
5°) Ângelo Serafim (BRA), 8;
6º) Christian Rocha (BRA), 6;
7º) Gabriel Werner (ARG), 4;
8°) Carlos Boufflet (ARG), 3;
9°) Christiano Rocha (BRA), 2;
10°) Matías Russo (ARG), 1 ponto;
Divisão Light -
1°) Carlos Boufflet (ARG), 20;
2º) Christiano Rocha (BRA), 15;
3°) Matías Russo (ARG), 12;
4°) Daniel Scandian (ARG), 10;
5°) José Luiz Medrado (BRA), 8;
|