|
Quem ganhou pode não levar na 1ª Rio Kart 200 |
|
A primeira edição da Rio Kart 200, primeira prova de média duração para Kart equipado com motor 4 tempos no estado do Rio de Janeiro, terminou esta tarde no "Kartódromo Terra Encantada", na Barra da Tijuca, mas tem apenas o seu resultado provisório divulgado devido aos inúmeros recursos e suspeitas de irregularidades. Segundo a organização do evento o resultado definitivo deverá sair já nesta segunda-feira.
Pouco antes do início da prova, uma chuva pegou de surpresa todas as equipes, que pareciam não contar ela durante o evento, causando ligeira confusão no kartódromo pois algumas equipes realmente não estavam preparadas. A equipe detentora da pole, a Green, largou na última colocação do grid devido ao atraso sofrido pela troca do pneu "slick" para o "biscoito".
Já se tornando uma característica para este tipo de evento, a largada foi ao estilo Le Mans, onde os pilotos correm para sentar nos karts e saírem.
Durante a primeira meia hora o show foi garantido pelos karts nº 17, da Point Car Affonso e o de nº 72 da Power Kart, que em pista molhada trocavam de posições a toda hora. Neste ponto, os karts do segundo pelotão formado pelo 27 da RPita Racing, o 33 da Santos e o 5 da CRT/Pezão, foram se unindo à briga pelas primeiras posições, permanecendo assim até quase o final.
A equipe Green com o kart nº 100 que largara em último, em uma excelente corrida de recuperação, ultrapassou a equipe Santos quando este foi perdendo rendimento, garantindo par si a 6ª colocação.
A equipe de atores Rio Kart, formada por Fábio Villaverde (A Padroeira), Marcelo Novaes (O Clone), Dado Dolabella (Malhação), Iran Malfitano (Malhação) e Fábio Azevedo (ex-Malhação), orientados pela piloto Suzane Carvalho, chegaram a estar em quarto lugar, mas a inexperiência do grupo em pilotar sob chuva os prejudicou muito e o kart número 4 cruzou a linha de chegada em sétimo lugar.
O ator Marcos Breda, atual vice-campeão carioca da KartSport 400, que deveria também participar do evento pela equipe RPita Racing,composta por Sidney Costa e Roberto Pita, sofreu um acidente de moto na última sexta-feira, quando fraturou 6 costelas e foi substituído de última hora por Renato Calunga.
Na última volta, já próximo à bandeirada, o pneu do kart da equipe CRT/Pezão, que liderava a prova até então, furou facilitando a ultrapassagem pela equipe Point Car Affonso que terminou a prova em primeiro lugar.
O diretor de prova acabou dando a bandeirada ao kart de nº 17 da equipe CRT/Pezão que vinha em segundo e teve que acatar os resultados da cronometragem que apontava a equipe Point Car Affonso como a vencedora da primeira edição da Rio Kart 200.
A equipe ainda corre o risco de não "levar" a vitória devido a um atraso apontado na assinatura da súmula, obrigatória imediatamente após a troca de pilotos, pois se penalizado terá cinco voltas descontadas de sua corrida. Já a equipe CRT/Pezão que cruzou a linha de chegada em segundo lugar, está sob a suspeita de irregularidades mecânicas e seu motor deve ser mandado para uma vistoria laboratorial. Estes fatos, se confirmados dariam a vitória para a equipe Rpita Racing.
Os vencedores do evento levam para casa uma Honda Biz 0 Km
Enquanto aguardamos os resultados oficiais veja como terminou a 1ª Rio Kart 200:
1º) Point Car Affonso (Mega), 182 voltas
2º) CRT/Pezão (Mini), 182 voltas
3º) RPita Racing (Mega), 182 voltas
4º) Power Kart (Mini), -4 voltas
5º) Equipe SP (Mega), -5 voltas
6º) Green (CRG), -6 voltas
7º) Rio Kart (Mini), ?9 voltas
8º) Joauto Sanavita (Mini), -10 voltas
9º) Affonso Point Car (Mega), -19 voltas
10º) Trakart 2 (Mini), -19 voltas
11º) F5 Racing (Mini), -24 voltas
12º) Odo.hpg/Circuito Kart/CRT (Mini),-33 voltas
13º) ONS BretBitt Team, -37 voltas
14º) Equipe Santos (Mini), -61 voltas
15º) Trakart 1 (Mini), -84 voltas
16º) Itaipava Team (Mini), -126 voltas
Melhor Volta: 72 - Power Kart - 54s652, média de 54,67 km/h
O resultado oficial deverá ser divulgado nesta segunda-feira, quando também serão conhecidos os prêmios "Melhor Kart", para o conjunto mais competitivo durante a prova; "Melhor Equipe" para o time mais disciplinado e de maior espírito esportivo e o prêmio de "Melhor Visual", para a equipe com o melhor conjunto de pintura de equipamento, limpeza, uniformização e organização. Cada uma das equipe ganhadoras destes prêmios irá receber um jogo de pneus oferecidos pela MG Pneus.
Será ainda premiado o melhor colocado usando um chassi Mega, que receberá um modelo 2002, 0Km, oferecido pela fábrica. |
 |
Décio Ribeiro |
|