|
Serviço: Dr. Dino Altmann presta informações sobre a Dengue |
|
O Dr. Dino Altmann, Médico-chefe tanto do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 quanto do Campeonato Brasileiro da Stock Car V8, elaborou uma cartilha para esclarecer as dúvidas que certamente passam pela cabeça não só dos pilotos das divisões principal e Light da Stock, quanto também de todos aqueles que estarão no Rio de Janeiro neste final de semana.
O documento está reproduzido abaixo
P1 - O que é a Dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida por um mosquito escuro, de listras brancas, menor do que um pernilongo, chamado ´Aedes Aegypti´, que se desenvolve em lugares onde há água parada e limpa.
P2 - Como é feita a transmissão?
A Dengue é transmitido pela picada do ´Aedes Aegypti´, que ataca durante o dia. Este mosquito prolifera-se em especial nas proximidades de habitações, em qualquer depósito de água limpa, como caixas d?água, cisternas, latas, pneus, etc...
P3 - Quais são os sintomas
Os principais sintomas da Dengue são a febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, nos músculos, ossos e juntas, fraqueza e falta de apetite, além de vermelhidão na pele. No caso da dengue hemorrágica, surgem sangramentos após a febre, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores abdominais e ora sofre de agitação, ora de sonolência.
Quem apresentar tais sintomas deve repousar, beber muito líquido e buscar orientação médica o quanto antes. É recomendável também não usar aspirina, AAS ou qualquer outro remédio à base de ácido acetil salicílico, pois isso pode ser perigoso (trata-se de um anticoagulante, que facilita os processos hemorrágicos). Em todos os casos, evite sempre a automedicação, e siga a orientação do médico.
Como proteger-ser?
Sempre que possível, use calças e camisas de manga comprida e repelentes contra insetos à base de DEET nas roupas e no corpo. Não existem vacinas contra a doença.
Importante Uma pessoa não transmite a doença para outra.
Dr. Dino Altmann |
 |
Jorge Kraucher |
|