|
Stock Car: mais uma foto histórica para você |
|
Dos arquivos do Speed On Line colocados no ar a partir de 26 de março de 1998, constam fotos e textos que remontam um pouco da história do automobilismo a partir de então, e foi dentre estas informações que selecionamos uma sobre a Stock Car.
Às vésperas da semana em que a mais antiga categoria de Turismo do país disputará no Autódromo José Carlos Pace a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de 2002, vale lembrar uma das mais eletrizantes chegadas de toda a história da Stock.
O cenário foi o mesmo circuito onde será disputada a corrida do dia 28 de abril. A data da prova que levou ao delírio os torcedores que lotaram as arquibancadas foi o dia 9 de agosto de 1998, quando pela regulamentação a somatória de tempos de duas provas determinava o resultado final da rodada, então a 6ª do campeonato (11ª e 12ª das 20 provas previstas pelo calendário).
Naquele tempo, a duração da corrida era limitada a 20 minutos, e foi exatamente em função disso que Paulo Gomes, o "Paulão", não levou o troféu depois de ter cruzado a linha de chegada da segunda corrida ínfimos 59 milésimos de segundo à frente de Ingo Hoffmann, o "Alemão".
É que depois da chegada, Hoffmann protestou com base na previsão regulamentar de encerramento da prova no 20º minuto, independente da quadriculada. Refeita a classificação que levou em conta a passagem anterior, restou a Gomes contentar-se com o segundo lugar, 0s159 atrás do alemão.
O hoje tricampeão da Stock Car Chico Serra (que venceu as provas já realizadas neste 2002) não foi além do 7º posto nas 11 voltas totais da disputa que Hoffmann ganhou depois de 20min03s027, à média de 141,280 km/h. Pela categoria "B" (atual Stock Car Light, que também vai correr no próximo dia 28), a vitória foi do hoje piloto da divisão V8 Rodney Felício, também de São Paulo.
Outras fotos
De tempos em tempos, o Speed On Line leva até você fotos e histórias do automobilismo nacional e internacional que aconteceram a partir de sua entrada no ar.
Até agora, você já viu o carro com qual Zeca Giaffone alcançou seu 5º triunfo na Mil Milhas , e o abraço de Chico Serra em seu chefe de equipe Washington Bezerra no instante em que conquistou seu primeiro título da Stock Car, em 1999. |
 |
Jorge Kraucher |
|