|
Multimídia auxiliou na construção dos campeoníssimos R8 |
Domingo, 16 de Junho de 2002 |
|
Se vão ou não vencer de novo a competição de longa duração mais tradicional do planeta é difícil dizer, uma vez que nas 7 horas restantes há muito por vir.
Fato é que os Infineon Audi R8 eram já no início dos treinos, antes da classificatória, e ainda são neste momento os carros com maior potencial para de novo estarem à frente quando terminar a maratona no "Circuit de La Sarthe".
O enorme potencial dos carros desenvolvidos e produzidos pela marca alemã dos quatro anéis tem como explicação, claro, além do investimento, também a tecnologia de ponta que foi aplicada em todas as etapas de sua concepção, do projeto inicial ao planejamento de estratégias para o alcance do tricampeonato.
O uso do sistema CadCam, hoje bastante comum em toda a indústria automobilística, é apenas a ponta do iceberg na tecnologia que foi empregada no prazo entre a idéia e a entrada do modelo na pista para treinos, treinos e mais treinos.
Os ensaios acabaram sendo um toque a mais no aperfeiçoamento das máquinas, que antes mesmo de serem levadas à pista já tinham suas reações praticamente todas conhecidas e mapeadas pelos técnicos, já que um programa especial de computador fez todas as simulações possíveis e imagináveis antes mesmo que qualquer um dos 9 pilotos contratados para a condução das 3 máquinas precisasse se importar em tirar do armário o capacete, o macacão, as luvas, sapatilhas e balaclavas.
Tanta tecnologia, acabou chamando a atenção da japonesa Team Goh International, equipe que adquiriu um dos exemplares do R8 para a disputa deste ano. Conduzido pelo trio Seiji Ara/Yannick Dalmas/Hiroki Katoh, o "R8 à japonesa" ocupava a 7ª colocação no momento em que os líderes Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen (campeões das provas de 2000 e 2001 em Le Mans) passaram pela 280ª vez defronte à Torre de Cronometragem do circuito que todos os anos no mês de junho se torna a Meca para os amantes das competições de Endurance.
Confira também:
Uma máquina de vencer em Le Mans
Conheça todos os vencedores da 24 Horas de Le Mans
24 Horas de Le Mans: Resultado final - geral
Há mais um ano de trabalho duro para a concorrência
Resta pouco mais de 1 hora de disputas em Le Mans
24 Horas de Le Mans: Parcial com 301 voltas
Nenhuma mudança nas primeiras posições em Le Mans
Patrocinadora dos Audi é fábrica de semicondutores
"A coisa" acabou parando na brita
A guerra pelas categorias na pista francesa
As posições na 250ª passagem da prova em Le Mans
Luz do dia é a única novidade em Le Mans
Já são 13 os carros na lista de baixas definitivas
Le Mans: Veja a parcial da 200ª volta
Completadas 200 voltas na pista francesa
Além da metade da prova, continua o domínio dos R8
Le Mans: Parcial com 179 voltas
24 Horas de Le Mans: parcial com 132 voltas
Os Audi continuam na frente Le Mans
O carro bicampeão continua a comandar as ações
O tempo esquentou na pista francesa
Confira a 2ª parcial da 24 Horas de Le Mans
Os Audi voltam ao "1-2-3" em Le Mans
Temperatura é de 22 Graus na pista francesa
Um bom começo de prova para os bicampeões
24 Horas de Le Mans - Resultados parciais na 50ª volta
Apenas os dois primeiros na mesma volta em Le Mans
Os Audi estão na frente em Le Mans
Bicampeões lideram a 24 Horas
Começou a prova "Non Stop" na França
Contrastes no final do Warm Up em Le Mans
24 Horas de Le Mans - Veja os tempos do Warm Up
Franceses e norte-americanos serão a maioria na maratona em Le Mans
Dia é de descanso para os pilotos
24 Horas de Le Mans - Veja a relação de inscritos
Confira o grid completo para a prova em Le Mans
Audi fez outro "1-2-3" em Le Mans
Capello/Herbert/Pescatori voltaram a andar na frente
24 Horas de Le Mans - Confira os tempos da 1ª metade da 2ª classificatória
24 Horas de Le Mans - Veja os tempos da 1ª classificatória
Capello/Pescatori/Herbert foram os melhores na primeira classificatória
Sarthe será de novo a Meca dos fãs de Endurance
Veja os tempos dos treinos para a 70ª edição da 24 Horas de Le Mans
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|