Depois do ?balão de ensaio? em que se constituiu o Campeonato Brasileiro de Endurance de 2002 ? que começou na ?Mil Milhas?, teve a segunda etapa disputada na ?1000 Quilômetros de Brasília?, a terceira na ?500 Kilometros de Interlagos?, e será encerrado na ?12 Horas de Tarumã?, no dia 7 de dezembro -, um certame com provas de longa duração com peso infinitamente maior pode estar surgindo no cenário do automobilismo brasileiro.
Ao contrário do que ocorre até agora, quando a participação de ?feras? de nossas pistas se dá de forma esporádica, o certame de Endurance de 2003 deverá ter a participação em todas as corridas de nomes como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Xandy Negrão e Chico Serra, entre outros.
O projeto inicial do novo campeonato é bastante ousado, prevendo que os grandes pilotos de nosso automobilismo disputem as provas a bordo de modelos Porsche.
A crescente onda de produção de protótipos ?Made in Brazil? que vem disputando o atual certame não será deixada de lado, já que o novo campeonato deverá ter uma divisão exclusiva para este tipo de veículos.
Duas reuniões já aconteceram para discutir o projeto, e uma terceira e definitiva deve ser realizada até o final de outubro.
O calendário do novo certame ? que pode ser divulgado ainda em novembro - deverá ter a previsão da realização de 6 a 8 corridas já em 2003, sendo que a regulamentação deverá prever corridas com no máximo 6 horas de duração, o que significa que eventos exclusivos poderão acontecer, e provas como a 12 Horas de Tarumã e a Mil Milhas Brasileiras poderão não integrar o calendário.
O Speed On Line estará atento às novidades, informando-lhe sempre que novos detalhes surgirem. |