O Kartódromo Toninho da Matta, localizado na cidade de Betim (MG), receberá neste final de semana pilotos e preparadores para a 1ª etapa da Fórmula Minas de Kart, certame organizado pela RBC Preparações e supervisionado pela FMA - Federação Mineira de Automobilismo.
Neste certame, que é disputado em 9 etapas, os pilotos devem levar apenas o chassi, carburador, escapamento e seus assessórios pessoais. Os Motores, todos Riomar Super 125 e preparados pela RBC, são alugados e posteriormente sorteados entre os participantes. Com isso, mais a criação de um teto para pagamento aos mecânicos e o baixo custo de inscrição, espera-se criar um equilíbrio entre os competidores e um custo menor por prova.
As categorias participantes:
Mini - pilotos de 6 a 10 anos;
Júnior - pilotos da categoria "Junior Menor" e "Junior";
Estreante - pilotos que não tenham participado de competições oficiais nos últimos 12 meses;
Sprinter - pilotos das categorias PK, PGK "B", PGK "A", PSK "B" e PSK "A" , os dois últimos com até 30 anos;
Sênior - pilotos Sênior "B", idade mínima de 30 anos;
Máster - pilotos Sênior "A" , idade mínima de 30;
RD 135 - para karts equipados com motores de motocicleta Yamaha 135cc com 5 marchas.
Os pneus também merecem tratamento especial dos participantes, já que está prevista em regulamento a obrigatoriedade do recolhimento dos pneus usados durante a classificação e prova para que seja utilizado em mais uma prova. Isso força um trabalho mais atencioso dos preparadores e pilotos, além de, é lógico, uma diminuição de custos.
O evento está programado para começar às 11h45 do sábado com as tomadas de tempo para a formação dos grids de largada. As provas, exceto para a categoria Mini que será 12 voltas, deverão ter completadas 20 voltas para que se conheça os vencedores. |