Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Fã colocou Paulo Gomes nas pistas de Autorama
Quarta-feira, 16 de Abril de 2003
 
Fã ?de carteirinha? de Paulo Gomes, piloto que mais vezes venceu a ?1000 Kilometros de Brasília?, Ricardo Bifulco passou dez anos a procura da réplica de um Maverick com a qual pudesse realizar o sonho de reproduzir o carro da equipe Grecco com o qual o ídolo havia brilhado na prova de 1974, quando pilotou em dupla com Antônio Castro Prado.

Por aqui a procura foi em vão, mas nos Estados Unidos, um amigo de Ricardo conseguiu depois de muito tempo uma réplica da Revell americana, que enviou para Bifulco.

Ao receber a ?encomenda? o fã daria os primeiros passos para ter aquilo que já havia anos buscava. Ele narra: ?Quando recebi a réplica, havia algumas pequenas alterações necessárias para que o Maverick ficasse parecido com o que foi usado nas pistas daqui?, relembra.

Feita a ?nacionalização? do carro, foi a vez de começar o trabalho. O primeiro passo foi mandar reproduzir com Laca Automotiva o amarelo característico dos carros da equipe Ford.

Depois da pintura, veio a estilização. Ricardo Bifulco conta: ?Usando fotos da época, meu sobrinho fez a mão tanto a pintura tanto do nome quanto da marca do ?Mercantil Finasa?. Os outros detalhes do carro consegui tirar de algumas outras réplicas. Depois, foi só terminar a pintura com verniz acrílico, também automotivo?, disse.

A partir daí faltavam as travas de capô ?que são cabeças de agulha de costura cortadas, com um fio plástico que passa através delas?, conta Ricardo, que teve uma dúvida para terminar o trabalho: ?As fotos que eu tinha não me davam uma boa referência em relação ao logotipo que havia pintado na parte traseira direita do carro. Assim, optei pela reprodução da versão do Maverick que chegou na segunda posição da 12 Horas de Goiânia de 1974, também pilotada pelo Paulão e pelo Antônio Castro Prado.

Prêmio, curiosidade e o autógrafo do ídolo

Com o sonho de ter a réplica do carro de ?Paulão? realizado, Ricardo Bifulco a fotografou, e enviou para um site norte-americano especializado em modelos para Autorama (www.fantasyworldhobbies.com), o que, além de uma premiação, (em agosto do ano passado), rendeu-lhe uma chuva de e-mails.

O Próprio Ricardo narra: ?Os americanos estranhararam bastante o fato de aqui os Maverick terem sido usados na pista, já que por lá, os modelos surgiram apenas em corridas hot-road e arrancada. Daí tive de responder a uma porção de mensagens contando um pouco sobre a trajetória do Maverick nas pistas daqui?, ele conta.

No final do ano passado, Ricardo Bifulco conseguiu a realização da última parte de seu sonho, ao ter a réplica autografada pelo próprio Paulão Gomes.

Confira também:
Confira o resultado geral da disputa
Veja o resultado da categoria "IV"
Veja o resultado da categoria "III"
Veja o resultado da categoria "II"
Veja o resultado da categoria ?I?
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria "IV"
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria "III"
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria ?II?
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria ?I?
Pacheco/Andrade fizeram a melhor volta da prova em Brasília
1000 Km de Brasília - Confira o resultado completo da disputa
1000 Km de Brasília - Confira os dez primeiros
O #16 chegou no terceiro lugar na festa do Endurance
Porsche vence em Brasília
Pacheco deixa a corrida, e o Porsche assume a ponta
1000 Km de Brasília - A parcial com 159 voltas
O #2 voltou para a ponta em Brasília
O #11 volta a comandar as ações
1000 Km de Brasília - Os dez primeiros na volta 140
Os três primeiros ainda tem paradas programadas
Safety Car já fez cinco intervenções na disputa
1000 Km de Brasília - Parcial com 120 voltas
Parada do #11 colocou o #2 na frente
1000 Km de Brasília - Parcial com 100 voltas
O #11 comanda as ações no Distrito Federal
#21 teve de cumprir Time Penalty
1000 Km de Brasília - Veja a parcial com 79 voltas completadas
#s 11,21 e 2 nas três primeiras posições
A parcial da 58ª volta
Pacheco/Andrade voltam a ser os mais rápidos
O #8 foi desclassificado em Brasília
O comando é de Pinheiro/Moreira Neto pela ?IV?
Os dez primeiros na 40ª passagem
O #8 comanda as ações no 40º giro
Confira os dez primeiros na 16ª volta
Porsche #21 lidera em Brasília
Alinhamento liberado na Capital Federal
Os poles dominaram o Warm Up em Brasília
Prova terá largada autorizada após duas voltas com o Safety Car
Pneus podem ser o problema, disse Amir
Campeões de 2001 tiveram o motor estourado
Moro parabenizou os poles
Tática dos poles é de três paradas, contou "Tom"
Veja o grid completo para a ?1000 Kilometros de Brasília?
O #31 confirmou a pole em Brasília
Veja todos os tempos da terceira classificatória
Veja todos os tempos da segunda sessão
Espron #31 dominou a segunda sessão no Distrito Federal
Grid será definido após quatro sessões
Todos os tempos da primeira classificatória
Protótipo da ANR dominou a primeira classificatória
O #2 teve o eixo quebrado no último treino
Os dez melhores no ensaio final
Protótipo da ANR dominou o último ensaio
Os dez mais rápidos no terceiro treino
Ruyter/Flávio voltaram a dominar o treino em Brasília
Veja os dez primeiros no segundo treino em Brasília
1000 Km de Brasília - Confira os inscritos
Pacheco/Andrade dominaram o segundo treino em Brasília
Prova ganhou uma categoria adicional
?Patinho Feio? será o Carro Madrinha da prova brasiliense
Inscritos na ?II? ficaram com o sétimo tempo pela geral
Veja os dez mais rápidos no primeiro treino
Protótipo da ANR terminou na frente o primeiro treino
A participação feminina na ?1000 Kilometros de Brasília?
A participação do ?Fúria? na ?1000 Kilometros? de 1970
Os protótipos brasilienses
Mário Olivetti: um Candango do Rio de Janeiro
Willys Interlagos: o primeiro GT brasileiro
Um terço dos brazucas do ?circo? já disputou a prova brasiliense
Nova parcial tem 19 carros
1000 Km de Brasília - Confira mais uma parcial de inscritos
Possibilidade de atraso na chegada de peças tira Lister Storm da disputa
Bandsport vai mostrar a ?1000 Kilometros de Brasília?
Pilotos podem inscrever-se em mais de um carro
Três pilotos têm nove participações na ?1000 Kilometros?
Problemas com o servidor deixam fora do ar o site da ?1000 Kilometros?
?Toninho? é o único com dez participações na ?1000 Kilometros?
Traçado foi outro nas demais edições da ?1000 Km"
Pacheco: tão veterano quanto ?Paulão? em participações na ?1000 Kilometros?
Está no ar o site da ?1000 Kilometros?
?Achei que ia me afogar?, contou Paulão
Paulão: um veterano participante da "1000 Km de Brasília"
Treinos para a ?Indy 500? vão tirar Meira da ?1000 Kilometros de Brasília?
Primeira ?1000 Kilometros de Brasília? usou Rodoviária como boxes
Aproximação do ?Dia D? aumenta a procura por inscrições
Categoria ?III? é a que mais carros tem inscritos até agora
Diniz/Gomes treinaram no circuito brasiliense
Há limite de tempo para a duração da prova em Brasília
Confira a programação da "1000 Kilometros de Brasília"
Prova de 1980 foi a mais longa da história
Paulo Gomes e Ruyter Pacheco são os pilotos com mais participações
Termina domingo o prazo para inscrições ao preço normal
História - Nelson Piquet conquistou o bi na prova de 2002
História - Grid magro na ?1000 Kilometros de Brasília? de 2001
História - Tranqüilidade para o clã Piquet na disputa de 2000
História - Quatroze anos mais tarde, a volta da ?1000 Kilometros"
Retomando a viagem pela história da ?1000 Kilometros de Brasília?
História - Uma chegada de arrepiar na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1985
História - Aguaceiro na disputa da "1000 Kilometros de Brasília" em 84
História - ?1000 Kilometros de Brasília? valeu pelo Brasileiro de Marcas
É boa a procura por inscrições para a ?1000 Kilometros de Brasília?
História - Mais uma vitória do Opala em 1982
História - Outra vez o ?invencioniso?. E outra vitória para Paulão/Capeta
História - Um novo combustível na volta da disputa
?Moco?: a participação do vencedor do GP Brasil em 1975
Essa foto vale um destaque
Em 1974, a primeira edição disputada no Autódromo
História - O caos na prova de 1970
Para quem está chegando agora
História - ?Moco? venceu pela terceira vez em 1969
História ? A estreante equipe Ford-Willys brilhou na prova de 1968
História - O adeus da DACON na prova de 1967
História ? Em 1966, ?Mil Quilômetros? abriu o Brasileiro de Automobilismo
Iniciando uma viagem pela história da ?Mil Quilômetros de Brasília?
História - Primeira prova aconteceu no 2º aniversário da Capital Federal
Vem aí mais uma ?superfesta? do Endurance
Prova a prova, vencedores e segundos colocados em Brasília
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados