|
 |
|
|
 |
|
|
Mário Olivetti: um Candango do Rio de Janeiro |
Quinta-feira, 17 de Abril de 2003 |
|
O petropolitano Mário Olivetti jamais venceu a ?1000 Kilometros de Brasília?, mas conseguiu concluir a competição no segundo lugar em quatro das cinco vezes que disputou a prova.
Na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1962, na primeira edição, Olivetti viajou desde Petrópolis até a Capital Federal a bordo do FNM 2000 JK que dividiu com Hélio Rodriguez, completou a corrida no segundo lugar, e depois voltou para casa a bordo do carro com o qual havia fechado 122 voltas na corrida.
Na prova de 1966, desta vez em dupla com Carlos Bravo, com quem dividiu a condução de um Protótipo Alfa Romeo 2600, Mário Olivetti voltou a ser o segundo colocado, feito que repetiria em 1968 e 1969, quando dividiu a condução de um Alfa Romeo GTA respectivamente com Renato Peixoto e Pedro Victor Delamare.
Na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1981, Olivetti fez sua última participação na disputa, dividindo a condução de um Fiat 147 com o filho Mário César Olivetti e com Murilo Pilotto. O trio chegou a liderar pela categoria, mas teve de deixar a prova quando o carro apresentou problemas mecânicos.
Vitória na ?12 Horas?
Os laços de Mário Olivetti com o automobilismo brasiliense ficaram ainda mais estreitos através da participação em três edições da ?12 Horas de Brasília?, onde conquistou a vitória à qual jamais chegou na ?1000 Kilometros?.
O triunfo aconteceu na edição da 12 Horas de 1963, quando dividiu com Hamilcar Baroni a condução de um FNM 2000 JK.
No quadro abaixo, você confere todas as participações de Mário Olivetti na ?1000 Kilometros de Brasília?.
ANO | CARRO | PARCERIA | COLOCAÇÃO | 1962 | FNM 2000 JK | Hélio Rodrigues | 2º geral | 1966 | PT Alfa Romeo Epingarda | Carlos Bravo | 2º geral | 1967 | FNM 2000 JK | Amaury Mesquita | Abandonou | 1968 | Alfa Romeo GTA | Renato Peixoto | 2º geral | 1969 | Alfa Romeo GTA | Pedro Victor Delamare | 2º geral | 1981 | Fiat 147 | Mário César Olivetti Murilo Pilotto | Abandonou |
Confira também:
Confira o resultado geral da disputa
Veja o resultado da categoria "IV"
Veja o resultado da categoria "III"
Veja o resultado da categoria "II"
Veja o resultado da categoria ?I?
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria "IV"
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria "III"
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria ?II?
Brasileiro de Endurance: confira o quadro de pontos da categoria ?I?
Pacheco/Andrade fizeram a melhor volta da prova em Brasília
1000 Km de Brasília - Confira o resultado completo da disputa
1000 Km de Brasília - Confira os dez primeiros
O #16 chegou no terceiro lugar na festa do Endurance
Porsche vence em Brasília
Pacheco deixa a corrida, e o Porsche assume a ponta
1000 Km de Brasília - A parcial com 159 voltas
O #2 voltou para a ponta em Brasília
O #11 volta a comandar as ações
1000 Km de Brasília - Os dez primeiros na volta 140
Os três primeiros ainda tem paradas programadas
Safety Car já fez cinco intervenções na disputa
1000 Km de Brasília - Parcial com 120 voltas
Parada do #11 colocou o #2 na frente
1000 Km de Brasília - Parcial com 100 voltas
O #11 comanda as ações no Distrito Federal
#21 teve de cumprir Time Penalty
1000 Km de Brasília - Veja a parcial com 79 voltas completadas
#s 11,21 e 2 nas três primeiras posições
A parcial da 58ª volta
Pacheco/Andrade voltam a ser os mais rápidos
O #8 foi desclassificado em Brasília
O comando é de Pinheiro/Moreira Neto pela ?IV?
Os dez primeiros na 40ª passagem
O #8 comanda as ações no 40º giro
Confira os dez primeiros na 16ª volta
Porsche #21 lidera em Brasília
Alinhamento liberado na Capital Federal
Os poles dominaram o Warm Up em Brasília
Prova terá largada autorizada após duas voltas com o Safety Car
Pneus podem ser o problema, disse Amir
Campeões de 2001 tiveram o motor estourado
Moro parabenizou os poles
Tática dos poles é de três paradas, contou "Tom"
Veja o grid completo para a ?1000 Kilometros de Brasília?
O #31 confirmou a pole em Brasília
Veja todos os tempos da terceira classificatória
Veja todos os tempos da segunda sessão
Espron #31 dominou a segunda sessão no Distrito Federal
Grid será definido após quatro sessões
Todos os tempos da primeira classificatória
Protótipo da ANR dominou a primeira classificatória
O #2 teve o eixo quebrado no último treino
Os dez melhores no ensaio final
Protótipo da ANR dominou o último ensaio
Os dez mais rápidos no terceiro treino
Ruyter/Flávio voltaram a dominar o treino em Brasília
Veja os dez primeiros no segundo treino em Brasília
1000 Km de Brasília - Confira os inscritos
Pacheco/Andrade dominaram o segundo treino em Brasília
Prova ganhou uma categoria adicional
?Patinho Feio? será o Carro Madrinha da prova brasiliense
Inscritos na ?II? ficaram com o sétimo tempo pela geral
Veja os dez mais rápidos no primeiro treino
Protótipo da ANR terminou na frente o primeiro treino
A participação feminina na ?1000 Kilometros de Brasília?
A participação do ?Fúria? na ?1000 Kilometros? de 1970
Os protótipos brasilienses
Willys Interlagos: o primeiro GT brasileiro
Um terço dos brazucas do ?circo? já disputou a prova brasiliense
Nova parcial tem 19 carros
1000 Km de Brasília - Confira mais uma parcial de inscritos
Fã colocou Paulo Gomes nas pistas de Autorama
Possibilidade de atraso na chegada de peças tira Lister Storm da disputa
Bandsport vai mostrar a ?1000 Kilometros de Brasília?
Pilotos podem inscrever-se em mais de um carro
Três pilotos têm nove participações na ?1000 Kilometros?
Problemas com o servidor deixam fora do ar o site da ?1000 Kilometros?
?Toninho? é o único com dez participações na ?1000 Kilometros?
Traçado foi outro nas demais edições da ?1000 Km"
Pacheco: tão veterano quanto ?Paulão? em participações na ?1000 Kilometros?
Está no ar o site da ?1000 Kilometros?
?Achei que ia me afogar?, contou Paulão
Paulão: um veterano participante da "1000 Km de Brasília"
Treinos para a ?Indy 500? vão tirar Meira da ?1000 Kilometros de Brasília?
Primeira ?1000 Kilometros de Brasília? usou Rodoviária como boxes
Aproximação do ?Dia D? aumenta a procura por inscrições
Categoria ?III? é a que mais carros tem inscritos até agora
Diniz/Gomes treinaram no circuito brasiliense
Há limite de tempo para a duração da prova em Brasília
Confira a programação da "1000 Kilometros de Brasília"
Prova de 1980 foi a mais longa da história
Paulo Gomes e Ruyter Pacheco são os pilotos com mais participações
Termina domingo o prazo para inscrições ao preço normal
História - Nelson Piquet conquistou o bi na prova de 2002
História - Grid magro na ?1000 Kilometros de Brasília? de 2001
História - Tranqüilidade para o clã Piquet na disputa de 2000
História - Quatroze anos mais tarde, a volta da ?1000 Kilometros"
Retomando a viagem pela história da ?1000 Kilometros de Brasília?
História - Uma chegada de arrepiar na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1985
História - Aguaceiro na disputa da "1000 Kilometros de Brasília" em 84
História - ?1000 Kilometros de Brasília? valeu pelo Brasileiro de Marcas
É boa a procura por inscrições para a ?1000 Kilometros de Brasília?
História - Mais uma vitória do Opala em 1982
História - Outra vez o ?invencioniso?. E outra vitória para Paulão/Capeta
História - Um novo combustível na volta da disputa
?Moco?: a participação do vencedor do GP Brasil em 1975
Essa foto vale um destaque
Em 1974, a primeira edição disputada no Autódromo
História - O caos na prova de 1970
Para quem está chegando agora
História - ?Moco? venceu pela terceira vez em 1969
História ? A estreante equipe Ford-Willys brilhou na prova de 1968
História - O adeus da DACON na prova de 1967
História ? Em 1966, ?Mil Quilômetros? abriu o Brasileiro de Automobilismo
Iniciando uma viagem pela história da ?Mil Quilômetros de Brasília?
História - Primeira prova aconteceu no 2º aniversário da Capital Federal
Vem aí mais uma ?superfesta? do Endurance
Prova a prova, vencedores e segundos colocados em Brasília
O especial sobre a corrida |
 |
Napoleão A. Ribeiro |
|
|
 |