Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Os protótipos brasilienses
 
O carro preparado pela Equipe Amir Nasr que conquistou o 2º lugar na ?Mil Milhas? desse ano não é o primeiro protótipo brasiliense a se destacar no cenário brasileiro.

Apesar da distância que separa Brasília dos principais centros fornecedores de materiais localizados nas regiões sul e sudeste, a Capital Federal tem tradição na construção de bons carros de competição.

Um bom exemplo disso é o protótipo ?Supercompacta BMW? com o qual o tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet e o sobrinho Rodrigo Piquet venceram com facilidade a ?1000 Kilometros de Brasília? de 2000.

Mas, muito antes disso, na ?1000 Kilometros? de 1969, surgiu o ?Elgar GT 104?, um carro de chassi tubular e carroceria de fibra de vidro inspirada no Porsche 904 que era equipado com motor Volkswagen refrigerado a ar.

O Elgar venceu a ?500 Km de Brasília? de 1969, e teve boa atuação nas demais provas do Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando no quinto lugar a ?Mil Km do Rio de Janeiro?. O Protótipo chegou a ocupar o segundo lugar no ?GP do Nordeste?, mas abandonou depois de ter problemas mecânicos.

Mas, como as competições em Brasília foram suspensas nos primeiros anos da década de 70, o Elgar participou da ?1000 Kilometros? apenas em 1969 e 1970, e depois foi ?aposentado? já que no retorno da prova, em 1974, os Protótipos deram vez aos carros de ?Turismo Divisão 1?.
Napoleão A. Ribeiro

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados