Depois de terem ousado em transformá-la na primeira categoria nacional de Turismo a utilizar chassis especialmente construídos para competição ? introduzidos no início da temporada 2000 -, e terem trazido dos Estados Unidos os motores V8 que passaram a empurrar os carros a partir do início de 2001, os promotores da Stock Car inovam de novo, trazendo para as pistas nacionais os pneus Pirelli italianos.
Um total de 1.040 pneus ? metade traseiros, metade dianteiros ? já está no Porto de Santos, de onde deverão sair após a liberação pela alfândega, que deve acontecer até o final desta semana.
As unidades que vão calçar os carros a partir da próxima corrida utilizam os mesmos compostos, e são construídas com os mesmos equipamentos usados na produção dos pneus usados nos carros do Ferrari Challenge e em alguns que disputam provas de Endurance em diversos países.
Nos testes em Interlagos, os pneus italianos mostraram-se mais resistentes que os nacionais, e deram aos carros uma velocidade ainda maior, melhorando em cerca de 4 segundos o tempo por volta.
Nacionalização acontecerá no ano que vem
Até o complemento da temporada 2003, os Stock Car vão usar os pneus vindos da fábrica da Pirelli de Milão, na Itália, mas a partir do próximo ano as unidades passarão a ser produzidas aqui mesmo no Brasil, na fábrica de Santo André, no ABC Paulista.
O motivo da necessidade de importação é a ausência dos equipamentos para a construção dos pneus na fábrica brasileira, que deverá recebê-los no próximo ano.
O Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 é liderado pelo paulista Ingo Hoffmann, que soma 58, contra 50 pontos do paranaense David Muffato e 33 do carioca Carlos ?Cacá? Bueno.
A estréia dos novos pneus vai acontecer na quarta etapa do certame, marcada para o próximo dia 25 de maio no Autódromo Internacional Nélson Piquet, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. |