|
Burns é o líder na chegada do "circo" do Mundial ao Chipre |
|
O britânico Richard Burns não venceu uma prova sequer na atual temporada do Campeonato Mundial de Rali, mas é o líder da tabela de classificação na armação do "circo" da categoria no Chipre, país que sediará entre esta sexta-feira e o domingo as 18 especiais da sétima das quatorze etapas totais previstas pelo calendário 2003.
O grande trunfo de Burns e de seu navegador Robert Reid até agora tem sido a regularidade na condução do modelo 206 da Peugeot, que em nenhuma ocasião deixou de estar na zona de pontos, obtendo como melhores posições a segunda, consecutivamente na Turquia e Nova Zelândia.
O maior vencedor dentro das provas realizadas até agora é o finlandês Marcus Grönhölm, que em companhia de seu navegador e compatriota Timo Rautianen colocou seu 206 da Renault na frente nos Ralis da Finlândia, Grã Bretanha e Argentina, mas deixou de pontuar em Mônaco, na Turquia, e na Grécia, daí estar apenas na terceira posição da tabela.
Na vice-liderança da tabela, entre os dois pilotos da Peugeot, surgem o piloto e navegador espanhóis Carlos Sainz e Marc Martin, que a bordo de um Citroën Xsara chegaram na terceira posição na prova em Mônaco, onde foi aberto o certame, venceram na Turquia, na terceira etapa, não pontuaram na finlândia e Grã Bretanha, mas conquistaram duas segundas posições nas provas da Argentina e Grécia, as duas últimas disputadas até agora.
O programa da rodada cipriota do Mundial prevê a disputa de quatro especiais na sexta-feira, oito no sábado, e mais seis no domingo, quando terão sido cumpridos os 341,05 quilômetros de trechos cronometrados previstos pela programação.
O finlandês Tommi Makinen, da Subaru, venceu a prova realizada no ano passado no Chipre. Atualmente, o piloto que faturou consecutivamente os títulos mundiais de 1996 a 99 pela Mitsubishi continua a competir pela Subaru, mas ocupa uma modesta oitava posição no quadro de pontos do certame 2003.
Confira abaixo quem são os dez primeiros da tabela antes do cumprimento das especiais da competição cipriota.
1) Richard Burns (GBR), 37 pontos
2) Carlos Sainz (ESP), 32
3) Marcus Gronholm (FIN), 30
4) Markko Martin (EST), 23
5) Petter Solberg (NOR), 19
6) Colin McRae (GBR), 18
7) Sébastien Loeb (FRA), 17
8) Tommi Makinen (FIN), 15
9) François Duval (BEL), 9
= Toni Gardemeister (FIN), 9 |
 |
Jorge Kraucher |
|