|
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos" |
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2003 |
|
Jaime Silva, hoje um dos preparadores de maior renome do automobilismo nacional, venceu 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos", prova que além do retorno ao anel da pista paulistana foi marcada pela volta dos monopostos, que, somados aos modelos de carros Esporte, Protótipos e GTs, formaram um magro grid de 16 veículos.
Se o traçado e as máquinas participantes voltaram a ser as tradicionais, o mesmo não aconteceu com a data da disputa, que desta vez começou às 14 horas do dia 31 de outubro, quebrando a rotina de ser realizada sempre no dia da Proclamação da Independência do Brasil.
Dentre os carros que foram usados para escrever a história daquela corrida toda ela realizada sob chuva, o destaque ficava por conta da participação do "Gávea", um modelo de Fórmula 3 que Toni Bianco havia produzido por encomenda da Willys, que colocou o carro nas mãos de Wilson Fittipaldi Júnior.
Com um Maseratti 300S, Ubaldo Lolli assumiu a liderança na largada, seguido por Wilsinho em seu Willys Gávea, e por Luís Pereira Bueno, que competiu com um modelo Alpine A110 empurrado por um propulsor de 1.300cc.
No complemento da volta inicial, Lolli mantinha a liderança, seguido de Bueno, Wilsinho e Jayme Silva, que já surgia no quarto lugar apesar de ter largado do final do grid por não ter participado dos treinos.
Na quarta volta, Jayme Silva assumiu a ponta, escoltado por Lolli, Bueno, Bird Clemente com um Alpine, Wilsinho, Ciro Caires com um Abarth com motor Tufão, Scuracchio, com um Malzoni, Chico Lameirão, com um Interlagos, Anísio Campos, também com Malzoni e Roberto Galucci, com um Maserati Corvette.
Caires e Clemente foram os responsáveis por belas atuações no início da corrida, mas mais tarde entrariam para uma lista de baixas da qual Bird Clemente passaria a fazer parte no sexto giro, quando teve o diferencial do seu Alpine quebrado.
Com Jayme firme na ponta, seguido de Wilsinho e Galucci, as coisas pareciam definidas no momento em que haviam apenas mais 30 minutos de prova a serem cumpridos, quando Roberto Galucci parou para o reabastecimento, e seu carro demorou mais de 7 minutos para ter o motor colocado em funcionamento depois de "apagar", o que jogou por terra as chances do bicampeão da prova.
Daí para a frente, a emoção ficou por conta de Jayme Silva andando sem limpador de pára-brisa, que havia quebrado, fazendo com que sua visão quase nula da pista permitisse a Wilsinho Fittipaldi recuperar uma das duas voltas que tinha de desvantagem.
Confira abaixo o resultado da corrida.
1) Jayme Silva (SP, Abarth Simca 2000), 154 voltas em 3h28m05s6 (média de 144,310 km/h)
2) Wilson Fittipaldi Jr. (SP, Willys Gávea F3 - 1300), 154 voltas
3) Luís Pereira Bueno (SP, Alpine A110 Renault - 1300), 149 voltas
4) Emerson Fittipaldi (SP, Willys Interlagos 1000), 140 voltas
5) Valdemir Costa (SP, Willys Interlagos 1000), 133 voltas
6) Roberto Galucci (SP, Maserati Corvette 4500), 130 voltas
Melhor Volta: Ubaldo Lolli (Maserati 3000)
Largada: 16 carros
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|