|
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos" |
Quarta-feira, 13 de Agosto de 2003 |
|
Os Fórmula Vê, carros com motores de 1.200 cc da categoria patrocinada pela Volkswagen criada naquele próprio ano, foram usados na disputa da 10ª edição da "500 Kilometros de Interlagos", realizada no dia 7 de setembro de 1967.
Dentre os 16 monopostos inscritos, haviam os chassis "Aranae", fabricados em São Paulo pela Sprintwagen por Alexandre Freitas de Guimarães, Silvano Dalle Molle e Eduardo Stefano, e os "Fittipaldi", modelos que os irmãos Emerson e Wilsinho produziam na fábrica de volantes "Fórmula 1".
Inscrito na disputa com seu próprio, Antonio Carlos "Totó" Porto decidiu à última hora conduzir o carro de Ludovico Pires, que desistiu de participar por ter se sentido mal antes da largada.
Na formação para o início de prova, ao estilo Indianápolis, as três melhores posições eram ocupadas por José Carlos "Cacaio" (Fitti), Maneco Combacau (Fitti) e Jayme Silva (Aranae), que mantiveram a liderança quando a bandeira foi baixada.
Ao 13 minutos de corrida aconteceu a primeira baixa, quando Jayme Silva tocou pneus contra outros dois carros na curva 1, rodando e furando o tanque de combustível. Com vinte voltas, Cacaio mantinha-se em primeiro, com Toco Martins (Aranae) em segundo, Maneco Combacau em terceiro, Totó Porto (Aranae) em quarto, José Carlos Pace (Fitti) e Emerson Fittipaldi (Fitti) respectivamente na quinta e sexta posições.
Na 28ª volta, ocorreu o mais grave acidente da corrida, felizmente sem que ninguém saísse ferido. Ao entrar na curva 3, Cacaio diminuiu a velocidade, e Toco Martins acabou literalmente passando por cima do seu carro, chegando a tocar o capacete de Cacaio com um dos pneus de seu monoposto, Eduardo Celidônio (Fitti) e Wilson Fittipaldi Jr. (Fitti) também se envolveram no acidente e saíram da pista, perdendo muito tempo até voltarem à prova.
Na 60ª volta, Maneco Combacau continuava liderando, com Pace em segundo, Totó em terceiro, os três na mesma volta. O quarto era Marivaldo Fernandes (Fitti) , seguido de Emerson e Francisco Lameirão (Aranae) esses três com 59 voltas.
Totó Porto assumiu a liderança para não mais perdê-la na 80ª passagem, recebendo a quadriculada adiante de Carol Figueiredo, que havia substituído José Carlos Pace ao volante do Fitti nº 2 da Equipe Lemar. O terceiro lugar ficou com a dupla Maneco Combacau/Jan Balder, que no final da disputa tinham a escolta de Emerson Fittipaldi, da dupla Francisco Lameirão/Élvio Ringel, e de Wilson Fittipaldi Júnior.
Confira o resultado.
1) Antonio "Totó" Porto Filho (SP, Aranae F-Vê 1200), 154 voltas em 3h52min07s0 (média de 129,375 km/h)
2) José Carlos Pace/Carol Figueiredo (SP/SP, Fitti F-Vê 1200), 154 voltas
3) Maneco Combacau/Jan Balder (SP/SP, Fitti F-Vê 1200 - 153 voltas
4) Emerson Fittipaldi (SP, Fitti F-Vê 1200), 153 voltas
5) Francisco Lameirão/Élvio Ringel (SP/SP, Aranae F-Vê 1200), 150 voltas
6) Wilson Fittipaldi Jr (SP, Fitti F-Vê 1200), 150 voltas
Melhor Volta: Totó Porto Fº (Aranae) ? 1min28s0 (média de 132,955 km/h)
Largada: 16 carros
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|